O mercado vive uma época que promete ser complexa para as empresas que não tomarem cuidado. A economia brasileira tem apresentado previsões pouco animadoras e a tendência é de que os negócios cresçam menos ou até diminuam nos próximos anos. Então, se já era importante ter uma administração financeira eficaz, agora é imperativo.

Mas as atitudes certas podem afastar a crise e deixar a concorrência para trás, além de alcançar bons resultados e manter a saúde financeira da sua incorporadora.

Controle de gestão

Antes de tudo é importante fazer o diagnóstico da situação atual da incorporadora. Pare, organize e conheça francamente a situação administrativa, financeira, comercial e como estão seus recursos.  Essa base é essencial para fazer um bom controle de gestão, ainda mais em momentos de crise. Esse controle consiste em aplicar um conjunto de técnicas que produzem informações para auxiliar na avaliação de desempenho da incorporadora e suas equipes. Por meio dela é possível assegurar a correta execução de estratégias, comparando resultados e mirando nos objetivos pré-definidos.

Utilize a tecnologia a seu favor

Para realizar um controle de gestão mais preciso utilize a tecnologia como aliada. Os softwares de gestão auxiliam na manutenção dos objetivos e na tradução disso em ações. Esses programas têm excelente custo-benefício, podendo ser o diferencial que faltava para sua incorporadora.

Consolide os dados

Fique atento ao mercado, especialmente em situações de crise. Ao cumprir a etapa de controle de gestão, compare os parâmetros da sua incorporadora com os dados do setor. Dessa forma você poderá realinhar as estratégias nos campos onde os resultados estão ruins, bem como reforçar os resultados esperados. Mas para ser efetivo é preciso buscar dados de fontes confiáveis e atualizados. Dados precisos são primordiais para uma atuação sem erros.

Análise frequente do gestor

O gestor precisa dedicar atenção ao desdobramento das ações executadas a partir do planejado. Para isso, o único caminho é uma análise incansável das atuações e resultados no âmbito macro – corporação e times –  e micro – individuais. E lembre-se de dar feedbacks constantes, assim sua equipe buscará o melhor e compreenderá ao certo o que a empresa espera dela.

Manter um time competente

O principal ativo de qualquer negócio está nos funcionários. O valor do seu patrimônio depende de uma equipe bem qualificada, comprometida e disposta a atingir resultados incríveis. Portanto, valorize seu time, combine os talentos certos e reforce as atitudes corretas da sua equipe. Ao passar uma situação crítica de mercado, certifique-se de estar nas melhores companhias.

Em um momento de crise, é preciso ser proativo e agir com inteligência. Dessa maneira, você obtém os melhores resultados e deixa seu futuro profissional com uma perspectiva muito melhor!