O  Software como Serviço – ou SaaS, já conquistou seu espaço no mundo corporativo e provou ser extremamente prático, útil e seguro. Foi capaz de fazer as empresas reconsiderarem a maneira como lidavam com a gestão de dados, arquivos, documentos e também como os compartilhavam.

Um dos principais atrativos é o fato do Software como Serviço ser executado na nuvem e o seu acesso todo realizado via internet ou LAN. Essa característica o torna extremamente prático e econômico, uma vez que dispensa infraestruturas mais complexas. Mesmo diante de tudo isso, algumas empresas ainda questionam o seu nível de segurança, mas não há o que temer.

Acesso exclusivo aos arquivos

Enquanto os arquivos armazenados em rede, HD externos ou outros backups em matrizes físicas ficam vulneráveis ao acesso de terceiros, aqui tudo fica restrito a quem possui a senha de acesso. No caso do SaaS, além disso, a empresa tem plenos poderes sobre seus dados e os privilégios de acesso são controlados pelos administradores, que os determinam por login.

Criptografia

A computação na Nuvem permite que os arquivos sejam todos criptografados, evitando ao máximo seu vazamento ou corrupção, mesmo em caso de ataques cibernéticos. Neste caso, o provedor é responsável por proteger os dados, sempre obedecendo as normas de sigilo e acesso acordadas contratualmente.

Atualizações e backups automáticos

O SaaS permite que o backup de dados e as atualizações sejam  feitas de maneira automática e recorrente, seguindo um cronograma estabelecido desde o início do trabalho. Caso aconteça algum problema, o cliente pode solicitar uma cópia dos seus arquivos armazenados com toda tranquilidade.

Private cloud

É possível ainda investir na contratação de uma nuvem privada — ou private cloud. Além da gestão ser feita por especialistas com ampla experiência em ambientes complexos e críticos, nela os dados ficam reservados em local conhecido, com mais controle de utilização, suporte e acompanhamento de performance.

Com a evolução da Computação na Nuvem, hoje temos ambientes muito mais controlados e em acordo com as necessidades de segurança do cliente. Com ampla flexibilidade e diversos recursos disponíveis, ela chama a atenção pelos benefícios que apresenta e a tendência é que aumentem cada vez mais. Fique atento às novidades do mercado.